fbpx

Aitofel – Naquela época, tanto Davi como Absalão, consideravam os conselhos
de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus (2 Samuel 16.23).
Bíblia diz para guardarmos o coração acima de tudo e de qualquer coisa, pois dele
depende toda a nossa vida.

Para entendermos melhor o que significa “Deus conosco”, precisamos ir até José, o menino que foi arrancado brutalmente do seio da família pelos próprios irmãos, jogado num poço, vendido como escravo e mais tarde, caluniado e jogado numa prisão.  Ele viveu o impossível, pagou o preço certo, colocou todos os seus esforços no lugar certo, sacrificou por aquilo que sabia que lhe traria o retorno esperado, teve uma vida extraordinária porque Deus estava com ele.  Feliz ano novo para você, que tem tudo para ser o melhor da sua vida, pois nós estamos convictos que será o melhor da nossa vida, até então. Nós sempre acreditamos que um ano será melhor que o outro e Jesus disse: seja feito conforme a sua fé.

Dia 27 de janeiro, largamos com os “Meus Projetos de Conquistas para 2019”, agarre esta oportunidade e experimente por você mesmo Emanuel.

Conte com as minhas orações sempre.

Cléo Ribeiro Rossafa

2019 - Horários das reuniões:

Primícias para os comprometidos com Deus: domingo às 09h, 15h e 18h em todos os templos
Vigília do Melhor da Terra: Segunda às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Troca de Coração: Terça às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Renovação do Entendimento: Quarta às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Quinta de Guerra: Às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Deus que Sara: Sexta às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Disk-Vida:(11) 3296-9449 - Ligue e receba vida!

Palavra de

Vida e Fé:

Aitofel - Edição Abril 2019

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Artigo Aitofel

Naquela época, tanto Davi como Absalão, consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus (2 Samuel 16.23).

A Bíblia diz para guardarmos o coração acima de tudo e de qualquer coisa, pois dele depende toda a nossa vida. Quando se fala coração, relacionamos à mente, aos pensamentos, ao nosso interior.

Aitofel foi um homem que ocupou um lugar de grande honra como amigo e conselheiro do rei Davi, mas o ressentimento o matou. Ele era pai de Eliã, um dos poderosos de Davi e, Eliã era pai de Bate-Seba, portanto, neta de Aitofel.

Quando Davi causou a morte de Urias, marido de Bate-Seba, com quem adulterara, a decepção de Aitofel gerou nele um ressentimento tão profundo por Davi que de conselheiro, transformou-se em traidor desleal do rei e suicida. O homem cujas palavras, um dia, foram como as palavras do próprio Deus, que o dirigia a dar conselhos a Davi, e que, tomado o coração pela amargura, se rebelou contra o rei e participou da rebelião de Absalão contra o próprio pai.

A chegada e o apoio de Aitofel deram força à conspiração. Ele deu conselhos terríveis, foi ele quem aconselhou Absalão a se deitar com as concubinas de Davi à vista de todo Israel. Davi fala no Salmo 41.9, Até meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Levantar o calcanhar quer dizer “me chutou”. Também no Salmo 55.12 a 14, Se o inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão, enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! Esse amigo íntimo com quem Davi se aconselhava e adorava a Deus era Aitofel.

O que pode acontecer com uma pessoa que se enche de sentimentos miseráveis é muito triste! O conselheiro, o amigo íntimo, tornou-se um traidor. Uniu-se a Absalão, filho de Davi, num golpe contra o rei e, por fim, quando Absalão rejeitou um conselho dele, Aitofel foi para casa, organizou seus negócios e se enforcou.

Ressentimento mata. Vendo Aitofel que seu conselho não havia sido aceito, selou o jumento e foi para casa, para sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai (2 Samuel 17.23).

Saul foi o primeiro rei de Israel: alto, bonito, com um futuro promissor; toda nação olhava para ele com grande expectativa. A aparência dele era muito boa, grandiosa, mas por dentro era muito pequeno. Deus deu a ele missões importantes, mas ele as executou ao seu modo, tinha a necessidade da aprovação das pessoas, inseguro e covarde, por isso fracassou.

Quando Saul foi rejeitado por Deus, por causa do coração, o Senhor escolheu Davi, o homem segundo o Seu coração, isto é, alguém capaz

de obedecer. Depois de rejeitar Saul, levantou Davi como rei, sobre quem testemunhou: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade (Atos 13.22).

O sucesso de Davi foi uma afronta para Saul; em verdade, quando Saul olhava para Davi era como um espelho: ele via toda a sua miséria! Davi se tornou um herói nacional ao vencer Golias, ganhou força e honra e isso foi demais para Saul.

Davi era espiritual, talentoso, tocava harpa muito bem, inclusive, Saul só tinha alívio da opressão espiritual da qual sofria quando Davi tocava. Ele era corajoso, ousado, saía às batalhas e sempre voltava com sucesso.

Saul desenvolveu profunda inveja por causa da própria insegurança e esse espírito tomou a vida dele, fazendo-o perder o foco por completo. Saul perseguia Davi dia e noite, procurando matá-lo; já Davi, teve duas oportunidades e não o fez. Talvez a

única coisa acertada que Saul fez, foi expulsar os feiticeiros de Israel, entretanto, passou por cima do que ele mesmo fizera de bom, indo depois procurar uma feiticeira; logo após suicidou-se.

O coração de Caim foi tomado de amargura quando ele e a oferta não foram aceitos; então, ele canalizou o ódio para o irmão Abel e, mesmo sendo orientado por Deus, que se fizesse tudo certo seria aceito, ele passou por cima da orientação d’Ele e assassinou o irmão.

O diabo usa de sentimentos e tudo começa com um pensamento. Pensamento gera sentimento, que gera um comportamento. O diabo está ilegal na terra para atuar; ele precisa de legalidade, então, ele lança os seus dardos e, infelizmente, as pessoas vão cedendo, aceitando e se comportando como ele quer.

Somos orientados a nos sujeitar a Deus e a resistir ao mal, porque ele anda ao derredor bramando como um leão, está sempre em busca, tem somente o desejo de devorar, ele só faz três coisas: matar, roubar e destruir e, se uma pessoa pensar o que ele quer que ela pense, ele vai tomar a mente e o coração dela e levá-la à ruína. Por isso, a Bíblia fala em Provérbios 4.23 que, Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Quando Deus mandou Samuel ungir o novo rei de Israel, ele chegou, olhou para o irmão mais velho de Davi – Eliabe – e a Bíblia diz que ele tinha certeza que seria o novo rei; mas, o Senhor disse imediatamente que não, que Ele o rejeitara como rejeitara Saul e disse mais, que o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: Com certeza é este que o Senhor quer ungir.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração (1 Samuel 16. 6 e 7).

Davi foi escolhido pelo coração, Saul foi rejeitado por causa do coração, porque o que está dentro de nós nos leva a um comportamento que tanto pode agradar a Deus como a aborrecê-l’O.

Vivemos um momento em que muitas pessoas estão amarguradas, com problemas emocionais gravíssimos, porque não se preocupam em fortalecer a parte espiritual. É certo que quando o espiritual vai bem, todas as demais áreas vão bem. Pois quando uma pessoa está se relacionando com Deus, ela anda em amor, ela é perdoadora, tolerante, é capaz de pagar o mal com o bem, porque a única maneira de nós vencermos o mal é com o bem.

A raiz de uma pessoa que se ofende facilmente é o orgulho, e onde há o orgulho, há o egoísmo e todos os sentimentos miseráveis que vão se juntando e são capazes de arruinar a vida dela. Observe que Aitofel viveu seu momento brilhante, foi um grande homem, mas quando o ressentimento tomou conta do coração dele, ele passou a ter um comportamento reprovável, abominável aos olhos de Deus e toda vida e o destino dele foram alterados.

Como eu disse, o mundo está amargurado, se ofende fácil, vivemos uma geração fraca, porque o interior é fraco, porque falta um relacionamento íntimo, pessoal e profundo com Deus. Quando uma pessoa está cheia do Espírito Santo, ela anda no poder do Espírito e o que vai emanar dela é amor, e amor não é sentimento, é atitude; ela quer se parecer com Seu Mestre, ser a cópia d’Ele, aprender com Ele, ter a natureza d’Ele, andar nas Suas pisadas. Jesus disse: aprendei de mim que sou manso e humilde. Temos que aprender com Ele, vigiar, não cair nas ciladas do mal, não pensar tudo o que vem à nossa mente.

É preciso prestar atenção no que estamos pensando e cuidar do coração. Alimente seu espírito diariamente de Deus, da Sua Palavra. Cuide do seu coração! Concebem a malícia e dão à luz a iniquidade e o seu ventre prepara (gera) enganos (Jó 15.35). É exatamente assim, quando você concebe um sentimento maligno como a malícia, dará à luz à iniquidade e gerará engano e isso leva para o buraco.

Olhe para Cristo, não se distraia, não deixe o sol se pôr sobre a sua ira, resolva antes de terminar o dia o que precisa ser resolvido, mantenha o seu interior limpo. Permaneça na Luz, brilhando cada vez mais. A vereda do justo é como a luz da alvorada que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia (Provérbios 4.18).

Conte com as minhas orações sempre.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

Mensagem diária

O poder da ressureição está sobre nós. Não há o que temer! O mesmo poder que levantou Jesus dos mortos vivem em nós! Creia nisso e viva essa fé !!!

Artigos:

Leia-os por inteiro!

Mudança de Vida

Mudança de Vida

Mudança de Vida é um livro escrito durante um período de reclusão total absoluta que Cléo Ribeiro Rossafa fez em jejum e oração, 41 dias e 40 noites ininterruptos.
Foi totalmente direcionada pelo Espírito Santo, Companheiro Superior, Absoluto, pois nessa reclusão Ele foi sua Única Companhia.
Vá em frente nesta leitura! Acredite que o Deus da Bíblia transforma vidas hoje!

Fácil localização, dispõe de amplo estacionamento com lanchonete e livraria.

Compartilhe nas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Mudança de Vida

Um novo estilo de vida

Nossa Localização

  • Rua Taquari, 995, Mooca, São Paulo, SP
  • Cep: 03166-001
  • +55 11 3296-9449
  • atendimento@mudancadevida.org

Copyright 2018 - Portal Mudança de Vida. Todos os direitos reservados.

Fechar Menu