E se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são (Romanos 11.16).

Israel já estava na terra prometida e tinha Jericó, a cidade mais antiga do mundo, para ser conquistada. Um grande desafio! Seria a primeira cidade da terra prometida a ser conquistada. 

Em outras guerras, Israel pôde se apossar do despojo mas, no caso de Jericó, recebeu ordens claras e bem sérias de Deus que não poderia tocar em, absolutamente, nada, pois a cidade fora consagrada à destruição.Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. 

Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela,  e assim  façais maldito o arraial de Israel, e o turveis. 

Porém toda prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao Senhor; e irão ao tesouro do Senhor (Josué 6.17 a 19). 

Conte com as minhas orações sempre.

Cléo Ribeiro Rossafa

2019 - Horários das reuniões:

Primícias para os comprometidos com Deus: domingo às 09h, 15h e 18h em todos os templos
Vigília do Melhor da Terra: Segunda às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Troca de Coração: Terça às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Renovação do Entendimento: Quarta às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Quinta de Guerra: Às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Deus que Sara: Sexta às 7h, 9h, 15h e 19h30 em todos os templos
Disk-Vida:(11) 3296-9449 - Ligue e receba vida!

Palavra de

Vida e Fé:

A Lei das Primícias - Edição Maio 2019

Artigo - Vida e Fé - A lei das primícias

E se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são (Romanos 11.16).

Israel já estava na terra prometida e tinha Jericó, a cidade mais antiga do mundo, para ser conquistada. Um grande desafio! Seria a primeira cidade da terra prometida a ser conquistada. 

Em outras guerras, Israel pôde se apossar do despojo mas, no caso de Jericó, recebeu ordens claras e bem sérias de Deus que não poderia tocar em, absolutamente, nada, pois a cidade fora consagrada à destruição.Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. 

Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela,  e assim  façais maldito o arraial de Israel, e o turveis. 

Porém toda prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro são consagrados ao Senhor; e irão ao tesouro do Senhor (Josué 6.17 a 19). 

A palavra cherém, do hebraico, significa amaldiçoado. As instruções foram bem claras: o que era inútil seria destruído e o que era valioso iria para o tesouro do Senhor. Deus estava firmando uma Lei que, com certeza, está no nível mais alto, que é a Lei das Primícias. Esta Lei espiritual determina tudo. 

Jesus disse: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.33). 

Abraão, o “Pai da Nação de Israel”, obedeceu à ordem de Deus de entregar seu filho. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei” (Gênesis 22.2). 

Abraão já tinha Ismael quando o Senhor pediu Isaque, mas Ele deixa claro que este era seu único filho; o filho que Deus prometeu e deu a ele, o filho da PromessaIsmael foi o filho obtido na carne e o Senhor não considera aquilo que foi feito na carne. 

Ao ofertar seu filho, Abraão estava dando as primícias ao Senhor e, se as primícias são santas, a massa também o é. Isso significa que quando damos as primícias de algo, santificamos todo o restante de onde ela foi tirada. 

Levítico 23. 10 ao 20 diz que, quando alguém fosse colher no seu campo, devia tirar o primeiro feixe, interromper a colheita e levar ao sacerdote, que apresentava a Deus como oferta e, depois, haveria um processo para voltar a colher. Você deve meditar sobre isso. As primícias são do Senhor.

A primeira vez que nós encontramos esse princípio é na história de Abel e Caim. A Bíblia diz que Abel deu as primícias e Caim deu as sobras, porque cita “no final dos dias” ou “ao cabo de dias” trouxe a oferta. Deus deixou claro a Caim que se ele fizesse direito seria aceito. O Senhor recebeu Abel e sua oferta e não recebeu Caim e a oferta dele. Realmente, constatamos que damos o que está no coração. O que fazemos é o resultado do que está no coração.

Deus vinha em primeiro lugar na vida de Abel, consequentemente ele tirou das primícias; Caim, deu do final, ele não deu o melhor e ali revelou que o Senhor não era a prioridade da vida dele. Abel aplicou a Lei das Primícias, que foi a grande diferença entre os dois.

Deus pediu a Abraão o primeiro filho e, como eu disse, consequentemente, toda a sua descendência foi santificada. 

Em Êxodo 4.22 a 23, o Senhor chama Israel de seu “primeiro filho”, e nesse tempo já havia uma imensidão! Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é meu primeiro filho, e eu já  disse a você que deixe o meu filho ir para prestar-me culto. Mas você não quis deixá-lo ir; por isso matarei o seu primeiro filho!” 

Jericó era Deus reforçando e firmando a Lei das Primícias para toda nação de Israel: Essa é a primeira cidade da terra prometida e ela deve ser dada a Mim. 

Flávio Josefo, historiador judeu renomadíssimo, falou desse episódio: “Deviam levar ao mesmo lugar todo ouro, toda prata para oferecerem a Deus como primícias e os despojos daquela que era a primeira cidade que Ele fazia cair nas mãos deles, deveriam ser oferecidos em ação de graças, pela assistência que Lhes prestava”. 

Se as primícias são santas a massa também o é, se a raiz é santa os ramos também o são, então Jericó sendo ofertada a Deus, todo o resto seria santificado. Por isso que nós vemos em Provérbios 3. 9 e 10Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares. Honramos a Deus com as primícias de tudo e a abundância vem até nós. 

Em todo lugar vemos o ato de colocar Deus em primeiro lugar. Priorizar o Senhor é o ponto alto, é o que leva a uma virada. Encontramos no Livro de Ageu, no capítulo 1, as consequências de não se priorizar a Deus. A Bíblia fala que tudo entrava num saco furado, esperavam muito, mas veio pouco e esse pouco ainda foi dissipado pelo Senhor.

Quando perguntaram para Jesus qual o maior de todos os mandamentos, imediatamente Ele disse: Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e concluiu, Este é o primeiro e maior mandamento (Mateus 22.37 e 38). 

Jericó era a primícia da terra prometida e nós vemos as consequências em não se entregar as primícias ao Senhor. Quando Acã se apossou do ouro, da prata e de uma capa babilônica e escondeu debaixo da tenda dele, trouxe cherém para Israel, ou seja, anátema, maldição, que logo após uma vitória estrondosa sobre Jericó, amargaram uma derrota vergonhosa para uma cidade que era pequena até no nome – Ai. Trinta e seis homens morreram, todos desanimaram, temeram as consequências de uma derrota absurda. Josué caiu prostrado, questionou a Deus por tê-los deixado atravessar o Jordão. 

É o que eu vejo, lamentavelmente, as pessoas questionando os passos de fé, quando deveriam observar a conduta do momento, porque o problema não era eles terem entrado na terra prometida, mas, sim, desobedecido a Deus, tocado nas primícias d’Ele. E foram avisados… não toquem! 

O Senhor disse para Josué: Israel pecou. Violou a aliança que eu ordenei, se apossou de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens (Josué 7.11). Deus deixou claro que não estaria mais com eles se não fosse tirada aquela maldição. Mandou o povo se santificar avisando-o que não conseguiria mais resistir aos seus inimigos, enquanto não tirasse o cherém! Firmou que a aliança foi violada e cometeu-se uma loucura em Israel!

Acã deu aquele passo errado e levou destruição para toda casa dele e todos foram mortos, ao contrário da prostituta Raabe, que quando deu o passo de fé, dando prioridade a Deus, escondendo os espias, foi salva e toda família também. 

Em Ezequiel 44.30, E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo e toda oferta de todas as vossas ofertas serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis aos sacerdotes, para que façam repousar a bênção sobre a tua casa. 

Deus e Seu Reino devem vir em Primeiro Lugar. Essa Lei espiritual, a Lei das Primícias continua valendo. 

Primeiro para Deus sempre, em tudo, e o restante é santificado. Em cada aspecto de nossa vida, em cada área, a Lei de manter Deus em Primeiro Lugar precisa ser praticada. Isso  nos aproxima d’Ele e nos abençoa de forma grandiosa. 

Quando damos as primeiras horas do dia a Deus, santificamos todo nosso dia. 

As primícias do nosso dinheiro entregue para o Reino vai abençoar todo o restante.

Coloque Deus em primeiro lugar na sua família, na sua vida profissional e na vida de um modo geral. Nós precisamos respeitar a posição que é de Deus. Lúcifer quis o lugar que era do Senhor e se transformou no diabo. Hoje ele luta com toda força para impedir que Deus ocupe o Primeiro Lugar na nossa vida.  O mal nos quer ocupados com muitas coisas e a nossa responsabilidade é guardar o coração e manter o Senhor no seu lugar, que é o “Primeiro”!

 A própria Palavra do Senhor ensina não ignorá-la. 

Jericó era um grande desafio e Israel venceu de forma poderosa! Literalmente venceu “no grito”, no “grito” da fé.

Havia uma unção de conquista sobre Israel que, quando Acã tocou nas primícias de Deus, tamanha unção foi comprometida, Israel perdeu e sofreu uma derrota que era impossível, de tão fácil e simples! Faltou a bênção do Senhor que foi retirada pela desobediência. 

Quando santificamos a primeira parte de algo, santificamos todo o restante daquilo de onde foi tirado. 

Lembre-se: se as primícias são santas, também a massa o é. 

Dê as primícias de tudo ao Senhor! Jesus disse em Lucas 14. 26, 27 e 33 que, Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. 

Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo. 

As primícias são do Senhor. 

Conte com as minhas orações sempre. 

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

Mensagem diária

O poder da ressureição está sobre nós. Não há o que temer! O mesmo poder que levantou Jesus dos mortos vivem em nós! Creia nisso e viva essa fé !!!

Artigos:

Leia-os por inteiro!

Mudança de Vida - 52 dias - edição julho 2019

Mudança de Vida

Mudança de Vida é um livro escrito durante um período de reclusão total absoluta que Cléo Ribeiro Rossafa fez em jejum e oração, 41 dias e 40 noites ininterruptos.
Foi totalmente direcionada pelo Espírito Santo, Companheiro Superior, Absoluto, pois nessa reclusão Ele foi sua Única Companhia.
Vá em frente nesta leitura! Acredite que o Deus da Bíblia transforma vidas hoje!

Fácil localização, dispõe de amplo estacionamento com lanchonete e livraria.

Compartilhe nas redes sociais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Mudança de Vida

Um novo estilo de vida

Nossa Localização

  • Rua Taquari, 995, Mooca, São Paulo, SP
  • Cep: 03166-001
  • +55 11 3296-9449
  • atendimento@mudancadevida.org

Copyright 2018 - Portal Mudança de Vida. Todos os direitos reservados.

Fechar Menu